1º FETAFAR

quinta-feira, 28 de junho de 20120 comentários



1ª FETAFAR – CFR/SJP
( Feira de Trabalhos sobre Agricultura Familiar Regional da Casa Familiar Rural de São Jorge do Patrocínio)

No dia 28 de junho de 2012, realizou-se na Casa Familiar Rural de São Jorge do Patrocínio a 1ª Feira de Trabalhos Sobre Agricultura Familiar Regional. As atividades iniciaram-se com um Café Colonial oferecido aos Jovens, parceiros, colaboradores e autoridades, seguido pela solenidade de abertura da feira.
A mostra de trabalhos teve como objetivo divulgar e apresentar a história da Comunidade Gurucaia onde à escola está inserida, apresentar o funcionamento da CFR e os instrumentos da Pedagogia da Alternância (método utilizado na Casa Familiar Rural para a formação e qualificação dos Jovens) e os diferentes segmentos da Agricultura Familiar Rural nas quais os Jovens estão inseridos e os praticam em suas propriedades.
Já na entrada do estabelecimento, os Jovens chamavam a atenção para a importância do trabalho realizado na pequena propriedade, onde o agricultor convive harmoniosamente com a natureza, protege o ambiente no qual está inserido, fornece alimentos frescos e saudáveis para a mesa dos brasileiros, enquanto a indústria tem a preocupação de transformar a natureza e industrializar tudo o que é fornecido pela agricultura chegando a poluir o meio ambiente. Na sequência, estava uma maquete representando a propriedade dos Jovens, ressaltando uma prática obrigatória aos Jovens da CFR: a construção de uma horta em suas propriedades e o consumo de hortaliças. A história do bairro Gurucaia foi contada pelos Jovens baseada em entrevistas com os pioneiros da comunidade, atividade que possibilitou aos jovens perceberem a importância do trabalho dos primeiros moradores do bairro para a construção da história atual da comunidade local.
O estande sobre a Pedagogia da Alternância esclareceu muitas dúvidas, pois os visitantes tinham muita curiosidade a respeito da metodologia desenvolvida na Casa Familiar Rural. Esse trabalho vem surpreendendo a todos com os resultados apresentados e com a transformação ocorrida na vida dos jovens e no seu aprendizado.
Os demais estandes foram referentes à Agricultura Familiar, onde os Jovens se deliciaram com as explicações e com o conhecimento adquirido em sala de aula e com as práticas realizadas durante todo o período dedicado à busca do conhecimento. Os temas foram divididos conforme a afinidade do grupo, pois os Jovens já se identificam com culturas diferentes e possuem habilidades impressionantes nos diversos seguimentos como: bovinocultura de leite (silvipastoril, vacas secas e lactantes, qualidade do leite, bezerras: o ouro do produtor leiteiro); mandiocultura, sericicultura, fruticultura e cafeicultura.
Durante todo o dia, a feira foi visitada por professores e alunos das escolas estaduais e municipais do município de São Jorge do Patrocínio, Esperança Nova e Altônia, estiveram presentes também os Professores e os Jovens da Casa Familiar Rural de Altônia a qual consideramos Escola Irmã.
No período da noite foi aberto para a visita dos pais dos Jovens e para a comunidade local, onde com muita calma e paciência os pais ouviram atentamente as apresentações dos filhos e filhas e puderam observar o aprendizado adquirido durante a permanência na CFR. Os pais ficaram surpresos, pois não esperavam encontrar os filhos afinadíssimos e com tanto conhecimento voltado para a prática no campo.
Além dos monitores (técnicos) da Casa Familiar Rural, os Jovens foram acompanhados e orientados por técnicos da Secretaria Municipal da Agricultura e do Meio Ambiente, da EMATER, da BRATAC, da Cocamar, da Tortuga e das Cooperativas municipais: COOPELER e COOPAT. Parceiros estes que podemos contar sempre com a presença e com o apoio, sabendo que os Jovens do campo precisam de acompanhamento para se desenvolverem potencialmente em suas propriedades.
A primeira feira de trabalhos foi muito importante para os Jovens para que pudessem mostrar e ao mesmo tempo acreditar em seu potencial, banindo de vez a ideia de que os Jovens do campo não precisam de conhecimento. Puderam experimentar a importância do saber para transmitir e realizar a sua atividade com segurança e sucesso.
Parabéns a Associação de Pais e toda equipe da Casa Familiar Rural pela realização da 1ª FETAFAR.
(Tereza Maria – Articuladora Pedagógica da CFR de São Jorge do Patrocínio)

confira as fotos No site do Jornal Folha de São Jorge

CONFIRA AS FOTOS NO FACEBOOK

CONFIRA AS FOTOS NO GOOGLE
Share this article :

Postar um comentário

Related Posts No. (ex: 9)

 
Suporte : Grupo SJP de Comunicação | Folha Jornalismo |
Copyright © 2013Folha de São Jorge Todos os Diretiros Reservados
Template Editador por Folha de São Jorge Published by Folha
powered by Blogger