Municípios lindeiros dos Rios Paraná, Ivaí e Piquiri terão Plano de Desenvolvimento Sustentado

quarta-feira, 4 de setembro de 20130 comentários


Os municípios lindeiros ao Rio Paraná, entre os Rios Estaduais Piquiri e Ivaí, vão elaborar um Plano de Desenvolvimento Sustentado para garantir o crescimento das cidades com a preservação do meio ambiente da região.
A criação do plano foi decidida em reunião promovida nesta terça-feira (dia 3), em Curitiba, com a participação do superintendente estadual do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), Jorge Augusto Callado Afonso; do presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná), presidente da Amerios (Associação dos Municípios da Região de Entre Rios) e prefeito de Nova Olimpia, Luiz Lázaro Sorvos; do procurador da República em Umuarama, Robson Martins; de prefeitos da região da Amerios; e de representantes da órgãos públicos que acompanham a questão.
Solução negociada
Sorvos participou da reunião para tentar encontrar uma solução aos problemas de ocupação de áreas preservadas em municípios da região. “Precisamos encontrar caminhos de consenso entre o Ministério Público e os órgãos responsáveis pela preservação do meio ambiente. Soluções que permitam o desenvolvimento sustentável. Para isso, tem de haver boa vontade de todos para acharmos uma solução. É preciso normatizar, ter um documento que possa nortear as ações. A elaboração de um Plano de Desenvolvimento Regional Específico para os Municípios Lindeiros  vai resolver isto”, comentou, ao lado do superintendente do Ibama, que também havia defendido uma solução consensual para o problema.
O procurador da República em Umuarama, Robinson Martins que provocou a reunião, fez encaminhamento acentuando as dificuldades  em progredir em uma exploração racional, sustentável e respeitosa ao meio ambiente nos municípios banhados especialmente pelo Rio Paraná. Disse estar à disposição para colaborar no estabelecimento de regras para a ocupação destes espaços pertencentes ao município.
Os prefeitos de Icaraíma, Paulo Queiroz; de Altônia, Amarildo Novato; de São Jorge do Patrocínio, Valdelei Nascimento; de Jussara, Moacir Valentin; e os representantes da Prefeitura de Alto Paraíso, vice-prefeito, Luiz Eliseu dos Santos; e de Francisco Alves, Paulo Sérgio Pinto; concordaram que o coordenador do Consórcio Coripa, Erik Xavier, e Douglas Gomes, elaborem um plano diretor sustentável para esses municípios.
Além de Callado, Sorvos e Martins, participaram da reunião de hoje Rita Pulner (procuradora-chefe do Ibama);  Amarildo Ribeiro Novato (prefeito de Altônia); Moacir Valentini (prefeito de Jussara); Paulo de Queiroz Souza (prefeito de Icaraíma);  Valdelei Nascimento (prefeito de São Jorge do Patrocínio); Luiz Eliseu dos Santos, vice-prefeito de Alto Paraíso; e Paulo Sérgio Pinto (Prefeitura de Francisco Alves).
E ainda: Erick Xavier e Douglas Gomes, do Coripa (Consórcio Intermunicipal para Conservação Remanescente do Rio Paraná e Áreas de Influência); Heitor Rubens Raymundo (do IAP-Proju); José Odenir Júnior (Assessor do deputado estadual Nelson Garcia); Victor Martins (Prefeitura de Iporã); Marcos Faria (Prefeitura de Alto Paraíso); José Rezende Neto (secretário do Meio Ambiente de Alto Paraíso) e Romano Neto (ICM Bio). 

Assessoria de Comunicação da AMP
Aurélio Munhoz  - Reg. Mtb: 2.635/PR
Fones: 41-3223-5733 e 41-9184-9302

Compartilhe este artigo :

Postar um comentário

 
Support : Editado por Marcio José Nunes Vieira | Diretor do Jornal Folha de São Jorge | Facebook
Copyright © 2013/16. Folha - Todos os Direitos Reservados
Template Creating Website Published by Folha
Proudly powered by Blogger