São Jorge do Patrocínio Caminha para a Erradicação do Abate Clandestino.

segunda-feira, 23 de setembro de 20130 comentários


Em uma ação conjunta entre a Prefeitura Municipal de São Jorge do patrocínio , Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Agricultura, Departamento de Vigilância Sanitária  em parceira com o Abatedouro São Jorge, fazem um trabalho conscientizando a população a caminhar  para a erradicação do abate clandestino no município.
A ação é simples e faz um compromisso com os interessados em abater bovinos e suínos, sendo que as despesas do abate do bovino serão em troca do couro e sebo do animal e a prefeitura junto ao abatedouro entregam o produto até o ponto de entrega, sem mais despesas. Segundo o Médico Veterinário Fernando Cláudio Valério do Departamento de Vigilância Sanitária do município diz que o trabalho resultou em  2 meses um  resultado positivo, sendo que no mês de julho foi abatido  3 animais e no mês de agosto de 2013 passou para 15 animais, isso graças a consciência  da população em geral.

Esse trabalho de erradicação de abates clandestinos de animais garante que os animais sejam abatidos e inspecionados proporcionando as pessoas um alimento seguro para consumo, pois os animais quando abatidos são inspecionados pelo Serviço de Inspeção Municipal - SIM , prevenindo que pessoas não adquiram doenças como Cisticercose, Tuberculose e Brucelose bovina e demais enfermidades, doenças essas consideradas ZOONOES, de alto risco a saúde.

Quando houver abates clandestinos e esses forem denunciados nos órgãos competentes, os responsáveis pelo abate serão notificados, todo material envolvido no abate será apreendido e dado seu destino final conforme a Lei 8.137/1990, podendo ser punido com prisão de dois a cinco anos.

Em casos onde houver animais que tenham que ser abatidos com emergência, casos esses de animais fraturados e outros, os mesmos devem ser direcionados ao abatedouro do município, pois oferece ótimas instalações e o animal é inspecionado pelo Serviço de Inspeção Municipal – SIM, garantido um produto saudável para o consumidor final.

Para as pessoas que tenham interesse em abater um animal (bovino e suíno) no abatedouro, o mesmo deve retirar a Guia de Transporte Animal – GTA na Prefeitura Municipal de segunda a sexta feira no horário das 8:00 as 17:00, levar o animal até abatedouro identificado, o mesmo será descarregado e acomodado nos currais. O proprietário de animais que não apresentar documentação (GTA), não podera descarregar os animais no abatedouro. 
Para o Secretário Municipal de Saúde Sergio Laverde, é importante que as Secretarias e todos os profissionais junto à população trabalhem em parceria para que diminua o índice de abates clandestinos, com isso o índice de animais contaminados com cisticercose, tuberculose e brucelose bovina e demais enfermidades diminuirão diminuido os riscos para as pessoas em adquirir doenças. Todos devemos ter a responsabilidade de procurar meios preventivos de não adquirir doenças resultando com isso uma melhor qualidade de vida para todos.
Para maiores informações os interessados devem procurar o Departamento de Vigilância Sanitária, Prefeitura Municipal(Departamento de Fiscalização -ADAPAR).
Share this article :

Postar um comentário

Related Posts No. (ex: 9)

 
Suporte : Grupo SJP de Comunicação | Folha Jornalismo |
Copyright © 2013Folha de São Jorge Todos os Diretiros Reservados
Template Editador por Folha de São Jorge Published by Folha
powered by Blogger