Alerta aos produtores rurais - Foco de Raiva Bovina encontrado em São Jorge do Patrocínio.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 20160 comentários

A Vigilância Epidemiológica de São Jorge do Patrocínio faz um alerta aos proprietários de equinos e bovinos sobre a urgência e importância da vacinação contra a raiva em herbívoros.

Informamos que em 18 de Fevereiro de 2016 foi confirmado através de exame laboratorial um Foco de Raiva Bovina em uma propriedade situada no município de São Jorge do Patrocínio, coordenadas geografias S 23°42'56.,6” e W 53°53'41,6”.
         Conforme as Normas Técnicas para o controle de Raiva de Herbívoros Domésticos ( IN n°005 de 1° de março de 2002 do MAPA) é obrigatório a vacinação contra à Raiva de todos os bovinos, bubalinos, equídeos e asininos existentes nas propriedades situadas dentro do raio de 12(doze) Km do foco.
A Raiva é uma doença fatal, que além de gerar grandes perdas econômicas, também pode acometer os seres humanos. A vacinação é a única forma de prevenção desta doença e as doses da vacina  podem ser encontradas nas casas veterinárias do município de São Jorge do Patrocínio e Esperança Nova.
Informações na ULSA DE PÉROLA, fone:(44) 3636-1626 e E.A. de de São Jorge do Patrocínio, pelo tel; (44)3634-8014 e 9135-6756.

Esquema de Vacinação:
l  1ª dose 2 ml via subcutânea ou intramuscular.
l  2ª dose 2 ml via subcutânea ou intramuscular 30 dias após a 1ª dose
l  Revacinar após 1 ano
l  Solicitamos a V.Sª efetuar urgentemente a vacinação contra Raiva no seu rebanho.


O animal com raiva apresenta movimentos desordenados da cabeça, tremores musculares, incoordenação motora, dificuldade de se levantar, dificuldade respiratória, baba,  asfixia e morte. A raiva pode ser confundida com outras doenças neurológicas, por isso o diagnóstico laboratorial diferencial é de grande importância.

A principal forma de transmissão da raiva no ambiente rural é através do ataque de morcegos contaminados pelo vírus da doença.

Equipes da Secretaria de Saúde, está avaliando possíveis abrigos de morcegos
na região de controle.

Orientação aos criadores
- Informe o serviço de defesa agropecuário quando algum animal morrer com suspeita de raiva.
- Procure identificar em sua propriedade abrigos (porões, cavernas, túneis, casas abandonadas, fendas nas rochas e outros) de morcegos hematófagos e comunique a defesa agropecuária.
- Qualquer morcego pode transmitir a raiva, não manipule nenhum tipo de morcego. O controle dos morcegos deve feito por equipe habilitada e imunizada.
- Vacine seu rebanho uma vez por ano, lembrando que todo animal vacinado pela primeira vez deve receber outra dose depois de 30 dias.
- Passe a pasta vampiricida ao redor da lesão nos animais agredidos. O morcego hematófago costuma retornar ao ponto da mordedura anterior para se alimentar, entrando então em contato com o produto.
- Cuidado ao manipular animais com sintomas de doença neurológica. Procure o médico veterinário para realizar o diagnóstico diferencial.
- Em caso de arranhadura ou mordedura por animal, lave o ferimento imediatamente com água e sabão e procure uma unidade de saúde

SERVIÇO. A equipe de Controle de Endemias, que atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 e das 13 às 17 horas, na sede de Secretaria de Saúde dá algumas orientações aos proprietários de bovinos e equinos. Mais informações pelos telefones: (44) 3634-8014 ou 9135-6756, com Odirlei Esteves.



Share this article :

Postar um comentário

Related Posts No. (ex: 9)

 
Suporte : Grupo SJP de Comunicação | Folha Jornalismo |
Copyright © 2013Folha de São Jorge Todos os Diretiros Reservados
Template Editador por Folha de São Jorge Published by Folha
powered by Blogger