Colcha de Altônia na Conferência Rio+20

sábado, 16 de junho de 20120 comentários



Colcha de Altônia na Conferência Rio+20

A cidade de Altônia participará da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Alunos e professores da rede escolar de ensino produziram uma colcha de retalhos com base nos princípios da carta da terra e projetos das próprias escolas. Com a coordenação de Neuza Carvalho, Chefe de Divisão da Secretaria Municipal de Educação, a colcha foi confeccionada no período de 21 de maio a 5 de junho. O projeto foi solicitado pela Itaipu Binacional e pelo Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, que representam os 29 municípios que formam a Bacia do Paraná 3.


Grande Colcha da Bacia do Paraná 3

Os 29 municípios que integram a Bacia do Paraná 3 enviaram suas colchas para a cidade de Santa Helena, no Oeste do Paraná. Lá serão costuradas todas as colchas e formarão a grande colcha de retalhos representando as cidades banhadas pelo lago de Itaipu. A cidade de Altônia é a única da Região Noroeste que participa. O trabalho dos alunos e professores, que provavelmente terá mais de 300 m², será exposto de 16 a 20 de junho no Espaço Cultural dos Povos, no Aterro do Flamengo no Rio de Janeiro.

Prefeito Pedrinho da Mata Envia Representante

Além de apoiar a confecção da colcha de retalhos, que representa os alunos e professores das escolas municipais, estaduais e particulares, o Prefeito Pedrinho da Mata está enviando representante para a Conferência Rio+20. A Bióloga Nayara Raposo Olivo, que é Secretária Municipal do Meio Ambiente, estará integrando a caravana da Itaipu Binacional e participará da importante programação do evento no Rio de Janeiro.

Mensagem de Altônia

A colcha de retalhos produzida em Altônia tem cerca de 10 m² e leva entre outras uma mensagem do Coletivo Educador da cidade. Esta mensagem diz o seguinte: “A sustentabilidade depende do adubo que esperamos da Rio+20 para germinar e fazer crescer os coletivos educadores, atores sociais que juntos defendem a vida no planeta”.

O Planeta Está em Nossas Mãos

Um desenho dos alunos ganha destaque na colha de Altônia e chama a todos para uma reflexão. Mostrando o globo terrestre e muitas marcas de mãos eles deixaram impressa a seguinte frase: “O Planeta está em nossas mãos!” De fato as ações individuais quando somadas farão toda a diferença.

Caravana Embarca Quinta-Feira

Mobilizados por Itaipu Binacional e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, os gestores de educação ambiental representantes dos 29 municípios da Bacia do Paraná 3 (BP3) embarcam nesta quinta-feira, 14, no ônibus da Rede de Educação Ambiental Linha Ecológica, em Santa Helena, com direção ao Rio de Janeiro. O grupo formado por 40 pessoas irá participar de 15 a 20 de junho das atividades paralelas que acontecem durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).
Cidades Participantes da Bacia Paraná 3
Abaixo segue a relação em ordem alfabética dos 29 municípios que compõem a Bacia do Paraná 3:
Altônia
Cascavel
Céu Azul
Diamante D’ Oeste
Entre Rios do Oeste
Foz do Iguaçu
Guaíra
Itaipulândia
Marechal Cândido Rondon
Maripá
Matelândia
Medianeira
Mercedes
Missal
Mundo Novo
Nova Santa Rosa
Ouro Verde do Oeste
Pato Bragado
Quatro Pontes
Ramilândia
Santa Helena
Santa Tereza do Oeste
Santa Terezinha de Itaipu
São José das Palmeiras
São Miguel do Iguaçu
São Pedro do Iguaçu
Terra Roxa
Toledo
Vera Cruz do Oeste

Fonte:
Consultoria de Comunicação - Nelson Lima
Informações: 44 3659-3149 / 44 9132-0082 VIVO / 44 9859-9500 TIM
E-mail: imprensa@altonia.pr.gov.br
Share this article :

Postar um comentário

Related Posts No. (ex: 9)

 
Suporte : Grupo SJP de Comunicação | Folha Jornalismo |
Copyright © 2013Folha de São Jorge Todos os Diretiros Reservados
Template Editador por Folha de São Jorge Published by Folha
powered by Blogger