AMERIOS inaugura sede própria.
sábado, 24 de novembro de 20120 comentários
Depois de quase 40 anos de existência, nesta sexta-feira (23) a Associação dos Municípios Entre Rios (Amerios) já está funcionando em sede própria, localizada em um sobrado próximo à Catedral de Umuarama.
O clima seria mais festivo ainda se os prefeitos da região não estivessem tendo problemas de receita. A maior parte das cidades que integra a Amerios depende do valor destinado pelo Fundo de Participação dos Municípios (FPM) oriundo do governo federal que, em consequência do desaquecimento da economia, decidiu desonerar alguns setores produtivos de impostos, como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), principal fator do FPM. O resultado desta medida foi a queda dos repasses às prefeituras.
Para não sofrerem as punições previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), os prefeitos precisam encerrar seus mandatos sem deixar dívidas para a próxima gestão. Com menos dinheiro em caixa, muitos prefeitos tiveram que reduzir despesas para tentar equilibrar as contas e o método utilizado por alguns foi o de instituir meio expediente no atendimento ao público.
Prefeito de Douradina e presidente da Amerios, José Carlos Pedroso (PMDB) – também conhecido como “Cabeção” – entende que este não é o método mais eficaz para cortar gastos. Ele esteve nesta semana em Brasília para participar da Mobilização Permanente organizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e percebeu a gravidade da situação que os prefeitos de todo o País estão tendo de lidar.
Estiveram presentes na solenidade vários prefeitos eleito para próxima gestão e os atual prefeitos da AMERIOS e o Bispo João Mamede Filho.
Postar um comentário