Estandes do governo em Foz já atenderam mais de 900 pessoas
quinta-feira, 29 de novembro de 20120 comentários
Mais de 900 pessoas já foram atendidas nos 30 estandes montados pelo governo estadual no Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos, em Foz do Iguaçu. São prefeitos, vice-prefeitos e outros representantes de municípios que assumirão os cargos em janeiro e estão em busca de informações sobre os programas estaduais. “Este encontro é uma forma de facilitar e antecipar os contatos entre os nossos secretários e as prefeituras, o que certamente servirá para dar agilidade às parcerias com os novos gestores municipais”, disse o governador Beto Richa, que passou boa parte da manhã percorrendo os estandes e conversando com prefeitos.
Entre as áreas mais procuradas estão as de habitação, saneamento, pavimentação e educação, além de banda larga e saúde. No estande da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), a equipe técnica ocupa-se de orientar os prefeitos sobre a formalização de convênios de construção de casas populares. Outra dúvida frequente é sobre as regras para enquadramento das famílias em cada programa.
Até agora, 150 prefeitos foram atendidos no local. “Às vezes, faltam certidões ou a regularização de terrenos e isso atrapalha o andamento do processo. Essa orientação prévia pode fazer a diferença no prazo dos projetos”, disse o presidente da Cohapar,
Mounir Chaowiche. Os prefeitos que passam pelo estande recebem material com as informações sobre as providências necessárias para iniciar um empreendimento em cada programa.
Outro programa muito procurado é o Patrulha do Campo, que repassa máquinas e equipamentos a consórcios de municípios para recuperação e modernização de estradas rurais. Mais de 200 prefeitos procuraram informações na Secretaria de Infraestrutura e Logística e na Secretaria da Agricultura e Abastecimento, parceiras no programa. “Estamos investindo mais de R$ 60 milhões para colocar 450 máquinas à disposição dos municípios”, disse o secretário de Infraestrutura, José Richa Filho.
ENDIVIDAMENTO – Uma preocupação comum à maioria dos prefeitos é a capacidade de endividamento dos municípios. Este tem disso um dos temas mais discutidos no estande da Secretaria de Desenvolvimento Urbano. “Muitos prefeitos ainda estão tomando conhecimento da situação financeira do município e esse é um dado importante, pois mostra qual é a margem que a administração ainda possui para contrair financiamentos por meio do Paranacidade”, disse o secretário Cezar Silvestri.
Além de se informar a capacidade de endividamento dos municípios, e detalhar os projetos financiáveis, os prefeitos podem conhecer, no estande da Sedu, o programa Sedu/Paranacidade Interativo, e toda a estrutura da secretaria.
PROCONS – O trabalho da equipe do Procon no evento é voltado principalmente para incentivar os novos prefeitos a criarem estruturas municipais de defesa do consumidor. Atualmente apenas 51 municípios paranaenses contam com Procons. “É um número muito pequeno para o tamanho de nosso estado. O que estamos mostrando aqui é a importância de descentralizar esse atendimento para que todos os paranaenses tenham assegurados de seus direitos como cidadãos”, disse a diretora do Procon estadual, Claudia Silvano.
AVANÇA PARANÁ – O atendimento aos municípios durante o Encontro de Prefeitos Eleitos faz parte do Avança Paraná, projeto coordenado pela Casa Civil, em conjunto com a Secretaria para Assuntos Estratégicos e a Secretaria de Comunicação Social.
“O Avança Paraná é a grande oportunidade de levar o governo do Estado para perto dos municípios, numa ação desburocratizada e eficaz”, disse o secretário para Assuntos Estratégicos, Edson Casagrande.
Postar um comentário