A orientação é que, se aparecerem feridas, vermelhidão na pele e manchas estranhas é importante buscar orientação médica.
De acordo com a Secretaria de Saúde de Umuarama, o motorista percebeu uma pequena ferida no braço esquerdo e foi buscar ajuda em uma unidade de pronto atendimento do município.
Após a realização de exames, teve o diagnóstico positivo para a doença. Assim que a notificação foi recebida pela Vigilância Ambiental, uma equipe foi até a região onde vive o homem e realizou orientações para a população do local. A coordenadora da Vigilância Ambiental, Renata Luzia Ferreira, explica que falou com o caminhoneiro para investigar o caso.
Renata diz que a doença é grave e transmitida através da picada de um mosquito conhecido popularmente como ‘mosquito palha’. Muito parecido com o que ocorre nos casos de dengue. Portanto, não é transmitida para outras pessoas.
O último caso positivo para a leishmaniose em Umuarama foi registrado há 10 anos, quando cerca de 30 pessoas foram afetadas pela doença.
O diretor da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, Franzimar Morais, ressalta que a prevenção é simples e que os quintais devem estar limpos.
A orientação é que, se aparecerem feridas, vermelhidão na pele e manchas estranhas é importante buscar orientação médica.
Postar um comentário